domingo, 23 de maio de 2010

Inclusão

Inclusão social é definida por diversas maneiras, tal como: é um conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pela diferença de classe social, origem geográfica, educação, idade, existência de deficiência ou preconceitos raciais. Inclusão Social é oferecer aos mais necessitados oportunidades de acesso a bens e serviços, dentro de um sistema que beneficie a todos e não apenas aos mais aptos.
Mas o professor Eduardo Meneghelli, quando fala/pensa, vivencia a Inclusão entende que o foco a ser proposto/discutido é o de uma sociedade inclusiva, pensa, fala, insiste e luta, para que a sociedade em que vivemos se transforme naquela que valoriza a diversidade humana e fortalece a aceitação das diferenças individuais. É dentro dela que aprendemos a conviver, contribuir e construir juntos um mundo de oportunidades reais (não obrigatoriamente iguais) para todos.
Isso implica numa sociedade onde cada um é responsável pela qualidade de vida do outro, mesmo quando esse outro é muito diferente de nós.
O Professor Eduardo Meneghelli transmite através de suas palestras/capacitações essa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós".
Para o Professor Eduardo Meneghelli, a Educação Inclusiva é um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular. Quando se fala em uma escola para todos o Eduardo busca sempre a mediação no ensino, aprendizagem num processo de apropriação de diferentes linguagens, o qual ele repassa seu conhecimento com o compromisso de construirmos uma educação melhor, através do professor incluído e do professor inclusivo.
Afirma e comprova, através de sua vivência que a Inclusão inicia-se em casa, com a família, depois: a inserção é total e incondicional (crianças com deficiência não precisam "se preparar" para ir à escola regular), temos o direito e o dever, cumprimos nossos direitos e deveres, como cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário