segunda-feira, 15 de novembro de 2010

EDUARDO TORTO é homenageado por estudantes em Balneário Camboriú

A história de vida de Eduardo Torto Meneghelli Júnior, foi tema do espetáculo teatral apresentado por alunos do oitavo ano da escola municipal Vereador Santa, de Balneário Camboriú. A encenação ocorreu na manhã da última quinta-feira, 11/11/2010, como atividade da 2ª Feira de Conhecimentos Integrados que reuniu todos os alunos e pais da unidade de ensino em torno de projetos de pesquisa multidisciplinares.

"Se o mundo não se adapta a você, você se adapta a ele". Com este tema, alunos de 12 e 13 anos transformaram uma história de vida em espetáculo teatral, como projeto da disciplina de Língua Portuguesa. A professora Rojane Maria Bauer da Silva propôs a composição do roteiro de uma peça como atividade curricular da disciplina, com tema livre. "Eu uso o teatro como apoio para o ensino da Língua Portuguesa e estes alunos maravilhosos escolheram falar sobre a vida do Eduardo Torto, que tinha palestrado em nossa escola dias antes e os deixou bastante impressionados com sua força, sua coragem", comentou a professora após o espetáculo. A composição do roteiro foi o laboratório, com cortes, adaptações, visitas de campo e muito trabalho.

A história de Eduardo Torto foi contada em cinco atos, começando pelo momento do parto na distante Rio do Sul dos anos 60. Com sentimento e interpretações de tirar o fôlego, os jovens atores contaram de forma simples e direta como a parteira se assustou com o nascimento de Eduardo. Ela chamou o pai e sugeriu a aplicação de uma injeção letal, alegando que o bebê apresentava também uma grave doença mental. Desconfiada da atitude da parteira, Eugênia (a mãe) gritou pelo filho e impediu o crime. Foi quando começou uma vida de luta para ver seu filho integrado à sociedade, uma vida cercada pelo preconceito e por mais de 15 mil dias de doação, de amor verdadeiro. A peça emocionou os alunos/atores, os alunos/platéia, os pais, os professores. O amor incondicional de Eugênia, falecida no último outubro, se transformou na essência do espetáculo. "Minha mãe me ensinou a caminhar sem colocar os pés no chão", disse Eduardo. "Muito obrigado a todos, jamais recebi uma homenagem como esta", completou, emocionado. A diretora da escola Vereador Santa, Cleusa Santos, reforçou o compromisso da comunidade escolar com a acessibilidade.

Mais uma vez Eduardo Torto emociona todos os que estão ao seu lado!

Imprensa Projeto Surpreender - Vânia Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário