segunda-feira, 15 de novembro de 2010

EDUARDO TORTO ENCANTA E EMOCIONA PLATÉIA DE PROFESSORES - SÃO JOSÉ

03/11/2010 - SÃO JOSÉ - SC - COLÉGIO ELISA ANDREOLI - congregação religiosa - Rua Madre Flávia Andretta, 448 - Bairro Barreiros - Palestra ministrada para professores, pais e convidados com o intuito de reforçar a sensibilização, a reflexão sobre o direito de ser diferente. Que a inclusão pode e deve ser percebida com convicção e não somente por força da lei... A proposta de nossa palestra é de incentivar, inovar e de formar profissionais competentes, sensíveis ao outro e dispostos a mudanças. Contrantante responsável; Pedagoga/Psicopedagoga Clínica, Sra. Zoraia J. Rabelo - Fone: Cel. (48) 88522790 e-mail: zoraiarabelo@gmail.com outros (48) 3321-0042 - (48) 3285-3120 - (48)8852-2790 Fone: 3246.0018

Eduardo Torto, Sandra e seus filhos encantaram a todos os docentes da Colégio Elisa Andreolli, parabéns pela palestra realizada em São José no ultimo 03/11/2010. A história fantástica de sua vida, não só de você Eduardo, mais da sua família é muito bonita e motivadora para muitos que pensam que uma dor nas pernas, um dia de chuva sejam problemas alarmantes. É bonito de ver todos vocês juntos, lutando e batalhando dia a dia, e mais cativando as pessoas com o jeitinho que só vocês sabem. Sandra como o "Eduardo Torto" falou na palestra, você é mais que uma mulher, é uma heroína por estar ao seu lado todos esses anos e não por pena mais sim por amor a ele. Eduardo Torto, homem sábio que viu na suas dificuldades abrir novas oportunidades para sua vida. Ele não quis ficar escondido como muitos fazem por serem discriminados pela sociedade. Aos filhos que tem tanto orgulho e amor em estar ao lado dele parabéns.

Parabéns a todos, muita saúde e felicidade na caminhada de vocês.

Eduardo tras em suas palestras referencias sobre a inclusão com propriedade e vivencias, argumentar com Eduardo Torto sobre inclusão é enriquecer nosso cognitivo de conhecimentos reais.

Depoimento de Denise

Imprensa Projeto Surpreender

EDUARDO TORTO MINISTRA PALESTRA NO OESTE CATARANENSE - ARVOREDO/SC

29/10/2010 - ARVOREDO/SC - Prefeitura Municipal - Palestra Motivacional para todos funcionários e convidados pela prefeitura, Contratante: RH da Prefeitura Municipal de Arvoredo

EDUARDO TORTO contagia mais uma vez a todos, segundo organizadores do evento; 'comemoração do dia funcionário público' a palestra de Eduardo Torto veio abrilhantar o evento, adoramos a palestra que ministrou em nossa cidade! Que lição de vida Eduardo Torto deixou para todos nós. Menciona um dos organizadores que não fazia idéia que pudesse existir alguém assim... de tão bem com a vida e com uma família linda, o bom humor de Eduardo Torto é contagiante, realmente é um ser maravilhoso/apaixonante. As pessoas que assistiram a palestra, que conversaram com ele depois do evento, que pegaram autografo dele, com certeza saíram de lá bem melhor do que entraram! Com certeza esse palestrante terá que aparecer mais vezes aqui em aqui em ARVOREDO para podemos ter o prazer de ouvir suas historias que são todas muito enriquecedoras...

Pode-se considerar do meu ponto de vista e acredito que da maioria, a melhor palestra de motivação que já assistimos por aqui! Um exemplo de superação, força de vontade e perseverança. Acredito que o Eduardo Torto conseguiu tocar no fundo do coração e na alma de cada um que ali estava presente. Palavras finais de um dos organizadores.

Depoimento

Imprensa Projeto Surpreender

EDUARDO TORTO é homenageado por estudantes em Balneário Camboriú

A história de vida de Eduardo Torto Meneghelli Júnior, foi tema do espetáculo teatral apresentado por alunos do oitavo ano da escola municipal Vereador Santa, de Balneário Camboriú. A encenação ocorreu na manhã da última quinta-feira, 11/11/2010, como atividade da 2ª Feira de Conhecimentos Integrados que reuniu todos os alunos e pais da unidade de ensino em torno de projetos de pesquisa multidisciplinares.

"Se o mundo não se adapta a você, você se adapta a ele". Com este tema, alunos de 12 e 13 anos transformaram uma história de vida em espetáculo teatral, como projeto da disciplina de Língua Portuguesa. A professora Rojane Maria Bauer da Silva propôs a composição do roteiro de uma peça como atividade curricular da disciplina, com tema livre. "Eu uso o teatro como apoio para o ensino da Língua Portuguesa e estes alunos maravilhosos escolheram falar sobre a vida do Eduardo Torto, que tinha palestrado em nossa escola dias antes e os deixou bastante impressionados com sua força, sua coragem", comentou a professora após o espetáculo. A composição do roteiro foi o laboratório, com cortes, adaptações, visitas de campo e muito trabalho.

A história de Eduardo Torto foi contada em cinco atos, começando pelo momento do parto na distante Rio do Sul dos anos 60. Com sentimento e interpretações de tirar o fôlego, os jovens atores contaram de forma simples e direta como a parteira se assustou com o nascimento de Eduardo. Ela chamou o pai e sugeriu a aplicação de uma injeção letal, alegando que o bebê apresentava também uma grave doença mental. Desconfiada da atitude da parteira, Eugênia (a mãe) gritou pelo filho e impediu o crime. Foi quando começou uma vida de luta para ver seu filho integrado à sociedade, uma vida cercada pelo preconceito e por mais de 15 mil dias de doação, de amor verdadeiro. A peça emocionou os alunos/atores, os alunos/platéia, os pais, os professores. O amor incondicional de Eugênia, falecida no último outubro, se transformou na essência do espetáculo. "Minha mãe me ensinou a caminhar sem colocar os pés no chão", disse Eduardo. "Muito obrigado a todos, jamais recebi uma homenagem como esta", completou, emocionado. A diretora da escola Vereador Santa, Cleusa Santos, reforçou o compromisso da comunidade escolar com a acessibilidade.

Mais uma vez Eduardo Torto emociona todos os que estão ao seu lado!

Imprensa Projeto Surpreender - Vânia Campos

EDUARDO TORTO MENEGHELLI RELANÇOU LIVRO E JÁ É UM SUCESSO

BORBULHOS MENTAIS - CONSULTA DR. CÉREBRO

UM LIVRO QUE JÁ É SUCESSO

Após 12 anos da primeira edição, o escritor/poeta Eduardo Torto Meneghelli Júnior reedita a obra ‘Borbulhos Mentais – Consulta Doutor Cérebro’, com noite de autógrafos e gostoso bate-papo com o autor realizado no dia 26 de outubro/2010, na livraria Catarinense do Balneário Camboriú Shopping.

Eduardo Torto fez da noite do relançamento, pela segunda vez, uma noite de sucesso, onde passaram amigos, conhecidos, admiradores do exemplo que esse cidadão nos transmite. Mais do que uma história de lutas, um exemplo de vida. Assim pode ser definida a tenacidade com que o poeta Eduardo Torto Meneghelli Jr., que se entrega a fundo, em tudo o que faz, a paixão pela literatura é um desses exemplos, outros é o amor incondicional pela sua família, esposa e filhos, pelo seu trabalho, por suas palestras e a incansável motivação que nos transmite diariamente com sua determinação e força de vontade de viver!

Eduardo Torto nos confessa que ficou surpreso com público que veio prestigiá-lo, superando as expectativas de vendas da 1ª Edição, disse o poeta: "Estou muito feliz, ou melhor, sempre estou feliz! Talvez essa noite tenha me proporcionado alguns momentos de felicidades com mais intensidades".

Essa noite foi recheada de surpresas para Eduardo Torto, rever alguns amigos, dar muitos autógrafos, de ser homenageado por dois músicos da cidade. Nenes e Maria Ângela - que apresentaram dois poemas de Eduardo Torto musicalisados (foto nº 2). E, também a presença de alguns acadêmicos da Academia de Letras de Balneário Camboriú - ALBC, Entre eles o Professor Feijó, assim chamado carinhosamente entre os confrades e confreiras da ALBC. Entregando a Eduardo Torto Meneghelli Jr., uma recensão do Livro Borbulhos Mentais - Consulta Dr. Cérebro, escrita/analisada por:

LUIZ CESAR SARAIVA FEIJÓ, Bacharel e licenciado em Letras Clássicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Na rede oficial de Ensino Médio do Estado do Rio de Janeiro, lecionou em diversos Colégios Estaduais e em muitas escolas particulares, inclusive faculdades, como Augusto Motta (SUAM) e Notre Dame. É Mestre em Comunicação Social pela UFRJ. Cursou o CPOR/RJ, Artilharia, e foi declarado Aspirante a Oficial da Reserva, em 1959, Turma Olavo Bilac. Cursou a Escola Superior de Guerra (ESG), Turma Oswaldo Aranha, 1984, com todas as prerrogativas acadêmicas do Artigo 37 do Regulamento aprovado pelo Decreto nº 72699 de 27 de agosto de 1973. Foi eleito para a Academia Brasileira de Filologia, em Cadeira Nº 28, sucedendo José Carlos Lisboa. É correspondente do jornal O Progresso da Foz, Porto, Portugal. Especializou-se nas linguagens desviantes, principalmente às relacionadas aos esportes de massas, basicamente o futebol. www.professorfeijo.com.br

Denominando a obra literária de Eduardo Torto de: BORBULHOS LÍRICOS E BARROCOS

Luiz Cesar Saraiva Feijó

Eduardo Meneghelli Júnior está relançando seu livro de poesias Borbulhos Mentais, pela Nova Letra, Editora. São quase cem poemas em versos livres, na linha modernista do poema-processo, com recorrências formais e uma formatação que lembra as espirais de Cassiano Ricardo, em Jeremias sem Chorar e Haroldo de Campos em seu concretismo barroco. A estrofação se apresenta com versos livres e curtos, predominando os versos de cinco e sete sílabas, as redondilhas menor e maior. Em sua figuração concretista, quase sempre relaciona formas a conteúdos, num sentido primeiro para a vista e, posteriormente, para a reflexão. Assim, fundo e forma se harmonizam nos versos autóctones e populares da lírica occitânica. A forte figura materna está presente em toda a obra, surgindo de forma explícita ou de forma velada. Mas a grande figura de mulher que assume o lugar de musa inspiradora é sua esposa. A ela logo se dirige, numa declaração manifesta de amor, no poema Pensando... “Quero e vou amar você./Sandra!” Nesse poema os versos em redondilha maior predominam, vindo em seguida os em redondilha menor. Contudo, a metrificação não obedece a nenhum padrão, o que não significa perda de qualidade, pois o fluxo borbulhante do pensamento poético de Eduardo Meneghelli Jr. é mesmo assim. Vem surgindo através de fluxos e refluxos interpretativos de sua realidade. Sua poesia (Poesia Vida) é como sua vida, um poema que pode trazer tanto a paz, a calmaria e a alegria, como a tempestade, a discórdia, o sofrimento. Sua vida é uma transgressão a inúmeros padrões estéticos, assim como sua poesia, eivada de um barroquismo conflitual, não entre o espírito e a matéria, mas entre o amor e a dor, beirando o realismo fingido: “O amor não existe, é uma ação/de duas pessoas que se encontram/e descobrem que quem manda é o coração,/por isso existe o sentimento:afeição!”. Eduardo é um apaixonado pela vida. Os títulos de seus poemas isso denunciam manifestamente. Assim: Apaixonado; Sonho; Para Você Especial; Amor, por exemplo. Para o poeta, o mundo é muito pequeno e ele não cabe mais aqui, por isso, no poema Vou ou Não? , cuja concepção gráfica é “sui generis”, cópia xerocada de uma folha de caderno espiral em texto cursivo, Eduardo prepara a fuga, sonhando e dizendo “Vou por uma perna/para fora do universo!”. Termina o poema quando a ilusão desaparece: “Só em pensar/em acordar/e ter que/voltar à realidade...” O poeta tem aí o seu escapismo bem nitidamente marcado. Portanto, a poesia de Eduardo Meneghelli Jr. passa, nesse seu livro Borbulhos Mentais, pelo artifício gráfico dos recursos concretistas e também por uma vereda semiológica, que deve ser explorada, numa leitura minuciosa, pois esses recursos introduzem, sem dúvida alguma, novos significados à escrituração, produzindo inúmeras formas expressivas, que merecem uma exaustiva análise literária, tanto no campo dos significados, como no domínio do significante lingüístico. Mas isso será para outra ocasião. Aproveite, leitor, esses Borbulhos Mentais de Eduardo Meneghelli Jr. e veja se não é isso mesmo!

Imprensa Projeto Surpreender

Entre tantos,

alguns autógrafos: