20/10/2011 - ITAJAI - SC - UNIVALI - Universidade d Vale do Itajaí - VI SIMPÓSIO DAS LICENCIATURAS: INCLUSÃO E DIVERSIDADE - TEMA: Quando experiência e teoria se encontram: reflexões sobre inclusão - PALESTRANTES: Eduardo Torto Meneghelli Junior (Mestrando PPGE-Univali) e Profa Dra Regina Celia Linhares Hostins (PPGE-Univali).
O objetivo deste trabalho foi discutir a vivencia de Eduardo Torto como pessoa com deficiência dentro da educação, desde sua alfabetização desenvolvida no ambiente familiar, para ser mais preciso e coerente, o auxilio ao seu desenvolvimento cognitivo foi realizado pela sua Mãe, Dona Eugenia Uliana Meneghelli, a qual só tinha concluído seus estudos até a 3ª. série do primário, mas de uma criatividade e inteligência fantástica. Depois seu ingresso no ambiente escolar. Estudou sem direitos e garantias de políticas públicas hoje existentes a favor da educação inclusiva. Nunca teve o 2º professor - ou o apoio pedagógico especial - pelo contrario estudou realizando todos direitos e principalmente os deveres como aluno. Cumprindo essa trajetória, mais tarde entra na universidade - UNIVALI - fazendo administração de empresas (incompleto) - em seguida ingressou no curso do ensino superior, também na UNIVALI, em Hotelaria, o qual também acabou trancando matricula. - Em 2009, conclui o curso de Pedagogia na UNIVALI - Atualmente esta cursando o Mestrado em Educação na UNIVALI.
A presente palestra de Eduardo Torto teve a intenção de discutir:
- a infra-estrutura escolar;
- os métodos utilizados pelos professores quando ele foi aluno e hoje;
- e a visibilidade da inclusão escolar;
- os obstáculos que existem para construir uma escola inclusiva;
- as exigências que são necessárias para se ter uma escola de qualidade que adaptam os alunos deficiências juntamente aos ditos normais;
- procurou pontuar aspectos facilitadores e dificultadores da inclusão na Educação, tendo como objetivo uma educação para todos;
- o respeito a diversidade humana e o respeito às individualidades.
Em uma fala de Eduardo Torto, ele disse definir a inclusão em três aspectos:
1º - A inclusão imposta - pois ele não pediu para ser assim, isso acaba tendo que ser imposto, entende por inclusão imposta;
2º - A inclusão vivenciada - aquela que depois de ser imposta, com o passar do tempo, acaba sendo vivenciada, sendo vivida e compreendida de tal maneira que sa passa desse segundo estagio sem perceber para o terceiro;
3º A inclusão degustada - que nada mais é que viver, viver realmente degustando toda essa evolução da inclusão social
Conclui dizendo, Meneghelli, que talvez seja necessário que o profissional da educação ressignifique sua prática pedagógica à concepção de diversidade.
A Prof. Dra. Regina C. L. Hostins, finaliza os trabalhos da noite, trazendo a teoria vigotiskiana agregada a vivencia de Meneghelli. Um trabalhos de dois apaixonados e dedicados a inclusão!
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